… a Pepsi divulgou durante esta semana uma campanha com as gêmeas do nado sincronizado e o apresentador Rodrigo Faro para convidar os clientes a experimentar a marca e levar uma unidade extra a cada produto comprado… a promoção tinha validade apenas neste fim de semana e um limite de 24 unidades por CPF… a promoção lotou os supermercados credenciados e promoveu uma verdadeira corrida pelo produto… o iG recebeu relatos de consumidores sobre escassez de refrigerantes Pepsi em unidades das redes Pão de Açúcar, Extra, Sonda, Carrefour, Coop e Sacolão… em alguns supermercados da região metropolitana de São Paulo, houve tumulto e reclamação de clientes…  a Pepsi disse que a promoção foi um sucesso e que “superou em muito as já altas expectativas” para o fim de semana… “a operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, o volume superior a um mês de vendas regulares… ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas… agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação”, disse a empresa, em nota… mas muitos consumidores frustrados chegaram a acusar a empresa de propaganda enganosa… em consulta ao site Reclame Aqui, o iG encontrou pelo menos cinco queixas sobre a promoção… em Salvador, houve protestos de clientes em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, no bairro Cabula, de acordo com informações do jornal “Tribuna da Bahia”… a rede Pão de Açúcar chegou a limitar as compras para quatro unidades por pessoa, mas, mesmo assim, a maioria das suas lojas já está sem estoque de Pepsi, afirmou ao iG o diretor comercial do Pão de Açúcar, Wilson Barquilla… segundo ele, a rede recebeu um estoque equivalente às vendas de todo o mês de setembro do ano passado para atender essa promoção. Barquilla disse também que solicitou mais 60 carretas do produto para a Pepsi, mas recebeu apenas um terço disso… ele considera que houve falha logística da Pepsi… “eles subestimaram o potencial da promoção”, disse Barquilla…

Pode ser Coca?
… em cada supermercado, o Pão de Açúcar procurou uma forma de compensar os clientes… eles chegaram a distribuir refrigerante da rival Coca-Cola em dobro… “vou mandar essa conta para a AmBev [representante da marca Pepsi] na segunda-feira”, diz o diretor comercial… a varejista colocará cartazes ainda neste sábado em suas lojas para informar os clientes que não há mais estoque de Pepsi… o Pão de Açúcar também vai divulgar um anúncio na segunda-feira nos principais jornais do País para pedir desculpas aos clientes e dizer que a promoção foi organizada pela Pepsi e não pela rede de supermercados… o iG não conseguiu localizar as outras redes varejistas até o fechamento desta reportagem…

… Isso é que dá fazer uma promoção e não estar preparado para a resposta…

Fonte: IG Economia Empresas